Sistemas construtivos industrializados agilizam obras residenciais

A alvenaria de blocos e o concreto armado ainda são os sistemas construtivos mais empregados na construção residencial brasileira. Mas existem exceções à regra: sistemas construtivos industrializados podem ser a solução quando a necessidade é de reduzir o cronograma da obra. O uso de materiais pré-fabricados e estruturas de madeira ou metálica, é possível executar a obra em um ou dois meses. Já no método convencional, leva-se de seis a oito meses dependendo da tipologia e metragem da construção.

De modo geral, essas soluções são pré-fabricadas e tornam o processo construtivo mais racional, já que os componentes são entregues prontos para a montagem, o que elimina etapas construtivas, reduz o consumo de água e energia, entre outras vantagens.

Em geral, é difícil escapar do concreto armado na etapa de fundações, já que o sistema permite atender às demandas do cálculo estrutural e acomodar a construção em solos com diferentes características. Vencida essa fase de fundação, é possível partir para o uso de estruturas metálicas ou de madeira.

28059146_1998740843679814_5134849219417883934_n

Os sistemas steel framing e o wood framing são os principais exemplos para esse tipo de construção. Sem vigas e pilares, eles possuem fundação leve e são rápidos de executar, permitindo combinação com estrutura metálica ou de madeira.

As soluções estruturais são complementadas com componentes que agilizam a execução de paredes externas e internas. É o caso, nas fachadas, das placas cimentícias, que são de fácil manuseio, proporcionam montagem rápida e resistem às intempéries.

O drywall é usado na execução de paredes e vedações internas. Trata-se de um sistema a seco que, logo após instalado, já pode receber o acabamento sem precisar de todas aquelas etapas da alvenaria convencional.

Para escolher entre as estruturas metálica ou de madeira, recomenda-se avaliar aspectos como a disponibilidade de fornecimento do material na região, adequação do sistema construtivo aos vãos estruturais do projeto, a agressividade do ambiente (regiões litorâneas e proximidade do mar), entre outros.

Capriotti Arquitetura: Projetos residenciais e comerciais com traços contemporâneos e especial atenção às questões ambientais e sustentáveis.

Gustavo Capriotti é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP/SP. Possui ampla experiência na construção civil e arquitetura corporativa, com ênfase no desenvolvimento de projetos, orçamentos, planejamento e administração de obras. Possui especializações em Sistema de Gestão Integrada, Certificação de Obras e em Arquitetura Comercial.