Conhecido por muitos como “lavabo” e geralmente localizado estrategicamente próximo ao hall de entrada, temos como definição de WC (Wather Closet) um pequeno ambiente fechado com acesso a água para realização de pequenas higienes pessoais.
Geralmente é o menor cômodo dentro de uma edificação e seu uso é destinado às visitas, entretanto, muitas pessoas se preocupam com a decoração de toda a casa, menos a do lavabo.
Mas o espaço pequeno funciona como um cartão de visita da casa quando se recebe alguém.

Na hora de decorar, deve-se levar em conta a proporção dos móveis e objetos em relação ao tamanho de qualquer ambiente, inclusive o lavabo. Muitos lavabos são pequenos, exigindo bancadas especiais e truques para ampliar o espaço como por exemplo o uso de grandes espelhos que podem inclusive acompanhar as dimensões da bancada que além da função de decorar ajuda ainda a dar sensação de amplitude.
Uma dica para decorar é seguir cores, materiais ou conceito dos ambientes próximos. Se a casa segue a proposta de poucos elementos, de maneira simples e elegante, pode-se repeti-la no lavabo.
Nos revestimentos das paredes a lista de possibilidades é grande e conta com papel de parede, tecido, textura, pastilha e pedra. Não existe uma opção melhor ou pior, tudo depende do conceito que se quer dar ao espaço e principalmente o que imprima o desejo dos moradores. O importante na composição da decoração é não se esquecer de levar em conta a facilidade de manutenção e limpeza.
Cada estilo requer atenção às peças que farão a composição do ambiente. Se quer algo rústico, peças foscas e madeira se enquadram no projeto. Para um toque futurista, aço escovado e vidro.
Para estilo clássico, escolha vaso sanitário liso e complementos mais elaborados com banho de ouro e linhas mais trabalhadas. O clean pede louças mais lisas, preferencialmente com design simples e sem muita informação.
Uma dica de iluminação para acrescentar à tradicional de seu banheiro é a iluminação indireta.
Quando colocada em alguns pontos poucos comuns, como embaixo ou atrás do espelho e da pia, surpreende e dá um belo toque decorativo.
Prateleiras de vidro, potes, bandejas e suportes são algumas das opções que acomodam de maneira organizada itens como toalha, papel higiênico e sabonete. É comum encontrar em lavabos uma pequena caixa com remédios, absorventes, linha e agulha. Fica simpático para atender um visitante que não quer incomodar a dona da casa em um evento inesperado.
A escolha de plantas é algo muitas vezes complicada, busque as que sobrevivam bem em ambientes quase ou sem iluminação natural. Se optar por flores, deve trocar sempre. As plantas de mais fácil manutenção, como cactos, bromélias, suculentas e dinheiro-em-penca, são uma ótima pedida para estes locais.