Reformas em imóveis alugados

Você deu mais um passo na sua vida e decidiu ter seu próprio espaço… Morar em um lugar que você pode chamar de seu, e deixá-lo com a sua cara, é uma realização pessoal e tanto. Mas e quando o imóvel é alugado, e falta aquele algo que faça com que você sinta que é o seu canto? É possível alterá-lo e realizar reformas?

Enquanto inquilino, você tem o direito de utilizar o imóvel para morar e o dever de conservá-lo. E mesmo que o imóvel não seja seu, durante o período do contrato, ele é o seu lar. E você precisa sentir-se bem morando nele.

Listamos, a seguir, algumas sugestões de melhorias que podem ser feitas para que você tenha um local com o seu jeito, e que lhe farão muito bem…

Pintura – A maior parte dos contratos de locação diz que o imóvel deve ser pintado pelo inquilino (normalmente, de branco) quando sair. Mas não é por isso que você precisa conviver com uma cor que não goste ou uma pintura envelhecida! Aproveite e pinte você, com a cor que lhe agrada – uma parede, ou o imóvel todo. Quando for deixá-lo, pinte de branco como o contrato exige. Ou você pode negociar para que fique do jeito que você pintou.

color-patterns-2370497_1920

Quadros, prateleiras e outros objetos – Precisa furar a parede? A coisa mais fácil é fechar um buraco em uma parede. Ou você prefere ficar morando num local com uma parede lisa?

Iluminação – As luminárias do imóvel alugado não são do seu agrado? Você pode retirá-las e guardar, e instalar aquela linda luminária que viu na loja e, quando for embora, destroca. Ou pode negociar com o locador, ou administradora, e deixá-la ao final do contrato de locação, em troca de um desconto.

Instalações elétricas – As instalações elétricas estão ruins, e precisam ser trocadas, para sua segurança, bem como do imóvel? Informe a situação e negocie a troca para o seu bem e do locador também. Pode acontecer, também, de você precisar instalar um ar condicionado, para viver mais confortavelmente. Negocie este acréscimo!

Instalações hidráulicas – Pode ser o mesmo caso das instalações elétricas – a necessidade absoluta de reparos sérios – ou pode ser somente uma questão de gosto. De qualquer maneira, você pode sempre negociar um desconto ou guardar as antigas e repô-las quando for embora.

Existe algum investimento, que não será muito alto, mas que deixará o local melhor, para você viver sua vida e ser feliz.

E, de qualquer forma, são melhorias fáceis de serem desfeitas, caso seja preciso, pois não alteram o imóvel na sua estrutura. O essencial é, ao fim do período de locação, entregar o imóvel ao locador do jeito que o recebeu. Ou melhor.

Pense sobre isso!

Gustavo Capriotti é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP/SP. Possui ampla experiência na construção civil e arquitetura corporativa, com ênfase no desenvolvimento de projetos, orçamentos, planejamento e administração de obras. Possui especializações em Sistema de Gestão Integrada, Certificação de Obras e em Arquitetura Comercial.